As plantas exigem cuidados especiais no inverno

Com a aproximação do inverno, que se inicia no dia 21 de junho, chegam também as férias escolares, onde muitas pessoas aproveitam para buscarem alternativas de descanso e lazer, esquecendo-se de algumas medidas que devem ser tomadas para que as plantas resistam a este período e cheguem exuberantes à primavera.

Nesta época de baixas temperaturas, algumas plantas entram em dormência, isto é, param seu crescimento vegetativo, “dormindo” até a chegada da primavera, dentre elas arbustos e árvores, exigindo alguns cuidados básicos para esta estação.

As podas de limpeza e formação devem ser realizadas visando a remoção de galhos secos, malformados ou doentes. Geralmente as plantas que necessitam de podas no inverno são aquelas que perdem as folhas com a chegada da estação, porém se as plantas estiverem com flores ou botões mesmo sem folhas, não podem ser podadas.

Há algumas plantas que florescem no inverno como a Azaléia, Kalanchoê, Jasmin manga, Amor perfeito, Glicínica, Primavera, Camélia e o Manacá da serra.

Outro cuidado, durante a poda é evitar “lascar” os galhos, favorecendo a entrada de fungos e bactérias que podem ser levados pelas tesouras ou serrotes. O ideal é sempre fazer uma descontaminação das tesouras e após a poda fazer uma pulverização com produtos que contenham cobre.

Neste período a irrigação deve ser realizada pela manhã por dois motivos, o primeiro é que a rega a tarde e a noite faz com que a planta fique úmida durante um longo período aumentando a ocorrência de pragas e doenças e o segundo é que caso ocorra geadas, a irrigação matinal derrete o gelo antes que o sol apareça, evitando as queimaduras nas folhas.

Algumas medidas como a utilização de sombrites, a cobertura do solo com cascas de árvores, mantas bidim e a proteção de vasos em locais cobertos também auxiliam na proteção das plantas contra o frio intenso.

Durante esta estação os adubos mais utilizados são os que contêm carbono orgânico (matéria orgânica) e a farinha de osso. Optando-se pela utilização de adubos químicos, deve-se dar preferência para os que contenham potássio e fósforo, não exagerando na dose para que a planta não passe por mais um stress.

Aproveite o inverno para realizar a calagem no jardim ou mesmo para o plantio de bulbos em vasos. Plantados na estação fria, os bulbos proporcionarão belas flores no início da primavera, como a Amarilis, gladíolos e lírios.

Com estes cuidados especiais suas plantas resistirão às baixas temperaturas da estação e chegarão à primavera com toda a energia necessária para florescer e frutificar, garantindo a beleza da vida!